carregando

Digite para pesquisar

Melhore sua imunidade com alimentação saudável

Como você já sabe, o corpo humano precisa de muita hidratação e de alimentos saudáveis para manter a saúde e a imunidade em dia. Essa prática, aliada a exercícios físicos e à ingestão de líquidos, permite que o organismo se fortaleça contra inúmeras doenças.
Cassiely Carvalho, nutricionista (CRN-8145) da Exal – Excelência em Alimentação, empresa parceira do Santa Mônica Clube de Campo, ressalta a importância de introduzir o hábito alimentar balanceado e rico em nutrientes em todas as etapas da vida. “Uma rotina de refeições saudáveis é capaz de ajudar a combater doenças como a obesidade, câncer, anemia, hipertensão e diversos tipos de distúrbios hormonais, além de prevenir o envelhecimento precoce, melhorar a circulação, diminuir o estresse, a ansiedade e a insônia. Os alimentos ricos em proteínas e demais componentes são essenciais para a atuação do nosso sistema imunológico, que garante o bem-estar e a longevidade”, diz.

Comida de Verdade

Alguns alimentos devem ser ingeridos diariamente, desde a infância, para que o organismo trabalhe da melhor forma. São eles:

• Frutas, que são ricas em fibras e, por isso, ajudam na saúde do coração e também auxiliam no funcionamento intestinal. Os frutos ricos em vitamina C são responsáveis por manter o sistema imunológico fortalecido, como por exemplo: morango, laranja, mamão papaia, abacaxi, banana, pêssego, entre outras.

• Proteínas, tanto de origem vegetal como as de origem animal, garantem o desenvolvimento natural e saudável da musculatura corporal. São essenciais, também, para o fornecimento de energia do corpo e controle hormonal. Exemplos: soja, quinoa e oleaginosas, além de carne vermelha, queijos e leite.

• Verduras e hortaliças, como abóbora, beterraba crua e acelga, são ricos em ferro que agem diretamente no sistema sanguíneo na prevenção da anemia, no fortalecimento dos ossos e no funcionamento do cérebro.

O que evitar?
Alimentos ultraprocessados, enlatados e prontos para consumo, devem ser evitados na rotina das pessoas, apesar de saborosos tem alta concentração de sódio, açúcares, conservantes e corantes. “Álcool, açúcar, farinha branca e sal em grande quantidade podem trazer inchaços desagradáveis, além de transformar as calorias em gordura e aumentar o apetite, fazendo com que coma mais vezes. Esses componentes dificultam, também, a digestão, o controle da pressão arterial aumentando o risco de desenvolver diversas doenças como diabetes, pedras nos rins, insuficiência renal, entre outras”, completa.

O Prato Equilibrado
Cassiely ainda indica sobre qual seria a montagem perfeita de um prato na hora do almoço, por exemplo. “Um prato 100% saudável dever ser 50% preenchido por vegetais crus e cozidos. Para os outros 50%, metade com uma porção de proteína animal (carne de boi, frango, peixe ou ovos) e uma porção de proteína vegetal (feijão, grão-de-bico, soja, lentilha) e o restante com alimentos ricos em carboidratos, de preferência os integrais (pois possuem fibras que promovem maior saciedade e tem menor índice glicêmico) como arroz, massas, batatas, mandioca, mandioquinha, farinhas”, finaliza.

A melhor forma de manter uma alimentação saudável é por meio de uma reeducação alimentar personalizada, de pessoa para pessoa. Dietas milagrosas ou estratégias alimentares como jejum intermitente, por exemplo, podem trazer danos à saúde. Não é qualquer um que pode fazer. Então, procure um profissional. Uma das formas de iniciar esse processo é substituir os alimentos não indicados por opções mais leves, saudáveis e com produtos naturais, a chamada “comida de verdade”.

 

 

 

RECEITA

Conheça uma receita para substituir o pão branco.

Ingredientes
• 1 banana
• 2 colheres de sopa de tapioca
• 1 ovo
• Canela a gosto

Modo de Preparo
Amasse a banana, misture os ingredientes e mexa bem. Asse em uma frigideira antiaderente e, quando começar a soltar, vire e deixe dourar. Está pronto!

Experimente fazer em casa e marque o Clube nas redes sociais!

Notícias do Santa Mônica