carregando

Digite para pesquisar

O que você tem feito pela sua saúde?

Qual foi a última vez que você tirou um tempo para se cuidar? Qual foi a última vez que teve momentos de lazer, de atividade física ou fez uma consulta de rotina?

Dia 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde. É o dia da conscientização, de entender a importância de preservar o que há de mais precioso: a sua saúde e o seu bem-estar. Mas, para entender um pouco mais sobre essa relevância, é preciso se atentar, também, no que faz parte da saúde.

O corpo humano é composto por diversos elementos e podemos dividir a saúde dele em: física, mental, emocional e psicológica. Há diversas maneiras de preservá-las, seja com uma boa alimentação, rotina de exercícios, assim como, assistir ao seu filme preferido, ter tempo para seus hobbies ou ouvir uma boa música. Tudo isso está associado ao conjunto que compõe a qualidade de vida e a longevidade.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que anualmente, mais de 3 milhões de pessoas morrem por conta do sedentarismo e suas consequências. Dentre elas estão problemas cardíacos, musculares, vasculares, diabetes, obesidade e todas oferecem risco à vida.

Pequenas mudanças de hábitos podem fazer a diferença ao prevenir ou ao tratar doenças já existentes. Confira:

*Opte por uma alimentação rica em vitaminas, proteínas, fibras. Evite açúcar refinado, embutidos e ultraprocessados. Cada nutriente tem uma função importante para que o organismo funcione bem e permaneça saudável.

*Beba, ao menos, dois litros de água por dia. Uma boa hidratação é essencial para a saúde da pele e para o metabolismo.

*Tenha 30 minutos, no mínimo, por dia, para praticar uma atividade física, seja um alongamento, uma caminhada, uma dança. Manter o corpo ativo é essencial para a disposição e saúde dos músculos. Pratique esportes!

*Preserve os momentos de lazer. São eles que trarão a sua mente a tranquilidade para encarar os desafios do dia a dia. Procure atividades prazerosas, leia um livro, coloque sua playlist preferida para tocar, bons filmes, entre outras alternativas.

*Cuide do seu sono. Para que seja eficiente e renove suas energias, deve-se dormir pelo menos oito horas por noite. Todas essas opções de cuidado podem te auxiliar a ter noites tranquilas.

Todos estão vivendo momentos difíceis diante da pandemia da Covid-19. A vida e a saúde de muitas pessoas estão se perdendo. Por isso, para complementar esses hábitos saudáveis, é importante lembrar da relação com a sua família. Reserve momentos nos seus dias para estar com aqueles que ama, para estreitar o relacionamento e bem-estar entre os familiares.

Nessa data tão importante, o Santa Mônica deseja que todos tenham consciência da sua saúde, que amem e cuidem de si para que juntos possamos continuar vivendo bem, criando histórias.

Aproveite as áreas livres do Clube, conecte-se com a Natureza, e espalhe a importância de viver bem.

Notícias do Santa Mônica