carregando

Digite para pesquisar

Dia do Escoteiro

Movimento exalta valores de cidadania para crianças e jovens

Em 23 de abril é comemorado o Dia do Escoteiro. A data escolhida pelo fundador do movimento, o inglês Robert Baden-Powell, celebra a história do Escotismo, seus valores e o seu padroeiro São Jorge. O objetivo foi criar uma prática educacional para crianças e jovens, com princípios voltados para a coragem, iniciativa, autodisciplina, a amizade, o “coleguismo”, entre outros, para formar cidadãos melhores.

O Escotismo é conhecido também por ser a maior organização mundial de voluntariado em prol da educação. Atualmente, o movimento reúne mais 54 milhões de pessoas no mundo, sendo 111 mil brasileiros que estão espalhados em 745 cidades.

O Grupo Escoteiro do Santa Mônica – GESM faz parte dessa trajetória e completará, em outubro de 2021, 37 anos de história. O GESM, um dos grupos mais atuantes do Paraná, conta com mais de 100 integrantes entre crianças, jovens e adultos associados, com idade entre 7 a 21 anos. A entrada de novos integrantes depende de vagas disponíveis no ramo pretendido. São eles: Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiros.

A Presidente do Grupo Moniquense, Inês Menezes explica a importância de se comemorar a data para os escoteiros. “É nesse dia que exaltamos as leis e as promessas do movimento escotista. Nessa data, todos os escoteiros usam seus lenços e reforçam tudo aquilo que há dentro de si, ensinado ao longo dos anos, principalmente, sobre ‘estar sempre alerta’ para ajudar o próximo e praticar, diariamente, uma boa ação”, afirma.

Inês Menezes comenta, ainda, como está o grupo e quais os efeitos da pandemia e do distanciamento social nesse período de pouco mais de um ano. “Nós retornamos com algumas das atividades de forma online no último dia 3 de abril e a chefia tem trabalhado para manter os nossos integrantes ativos. Sentimos muita falta dos encontros presenciais, mas, temos estimulado as crianças e jovens a realizar atividades interessantes, a serem responsáveis e a tomarem decisões de forma progressiva. Além disso, continuamos promovendo arrecadação de doações como o Drive Thru Amigo”, comenta.

A retomada das atividades presenciais do Grupo Escoteiro na Sede do Clube dependem da aprovação dos órgãos governamentais, bem como, do Santa Mônica e da União dos Escoteiros do Paraná. “Estamos nos preparando para que possamos realizar nossas atividades com segurança e tranquilidade”, finaliza.

Todos os anos, excetos os da pandemia, o Dia do Escoteiro é comemorado com os Jogos da Fraternidade que reúne milhares de participantes em um dia inteiro de atividades de integração.

O Santa Mônica parabeniza a todos os Escoteiros, em especial aos Moniquenses que nos ensinam lições de cidadania e os grandes valores da vida.

Notícias do Santa Mônica