carregando

Digite para pesquisar

Outubro Rosa: o mês do cuidado feminino

O mês de outubro chegou e com ele é retomada a Campanha Outubro Rosa por todo Brasil, que tem como principal objetivo conscientizar as mulheres sobre o autocuidado e os cânceres de mama e do colo do útero.

Nesse período, diversas ações por todo o País são realizadas para incentivar sobre o autoexame e que também proporcionam mais acesso à informação e aos serviços de diagnóstico e tratamento, além de contribuir para a diminuição de casos graves – quando são descobertos.

No Brasil, o Câncer de Mama é a doença mais mortal entre as mulheres. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, do ano passado para cá, há registro de quase 67 mil óbitos.

Outubro foi intitulado o mês de prevenção a essas neoplasias em 1990 pela Fundação Susan G. Komen For the Cure e é celebrado anualmente. O Santa Mônica apoia essa causa e elenca, agora, o que você precisa saber sobre esse movimento tão importante.

Prevenção

Alguns cuidados podem ser tomados para prevenir qualquer tipo de doença, principalmente cânceres. Dentre eles estão:

  • Manter bons hábitos como alimentação saudável, uma rotina de exercícios e uma vida ativa ajudam a manter o sistema imunológico mais forte.

  • Procurar o seu médico, ao menos uma vez por ano, pode fazer toda a diferença. Monitore a sua saúde!

  • Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

  • Uso de anticoncepcionais, hormônios sintéticos e reposições hormonais se realizados por muito tempo podem colaborar para o desenvolvimento de câncer.

Exames

A mamografia e a ecografia das mamas são os exames que permitirão rastrear e/ou identificar nódulos, e devem ser realizados anualmente a partir dos 50 anos. Mulheres dessa faixa etária até 69 anos que não tenham sinais ou sintomas, a cada dois anos.

O autoexame também pode ajudar a perceber alterações. O toque nos seios pode ser realizado frente ao espelho, e você deverá analisar algumas características como: formato, se há vermelhidão, enrijecimento da pele – normalmente similar a uma casca de laranja. Alguns nódulos podem se desenvolver nas axilas e no pescoço também.

Durante esse processo de autoconhecimento do seu corpo, levante um dos braços atrás do pescoço e com a outra mão passe os dedos em volta das mamas, pressione em movimentos circulares e depois repita do outro lado.

O Câncer do Colo do Útero também é pautado durante as ações do Outubro Rosa. Nesse último ano, o INCA divulgou a morte de quase 17 mil mulheres. Essa doença é causada pela infecção persistente de alguns tipos de Papilomavírus Humano, o HPV, que podem causar alterações celulares que evoluem para o câncer de colo de útero. O tabagismo também é um dos fatores que aumentam as chances de diagnóstico o prognóstico.

Os sintomas são quase imperceptíveis, mas, em estágios avançados podem causar sangramentos vaginais intermitentes ou após relação sexual, secreção e dor abdominal aliadas a queixas do trato urinário e intestinal.

A melhor forma de se prevenir é ir ao Ginecologista e realizar periodicamente exames como papanicolau e preventivo, por exemplo, além de coletas de sangue e ecografias.

Levante a bandeira cor-de-rosa! Incentive familiares e amigas a se cuidarem. Conscientização, prevenção e cuidado andam de mãos dadas.

Notícias do Santa Mônica