carregando

Digite para pesquisar

Novembro azul: o movimento em prol da saúde do homem

O mês de novembro é conhecido pela conscientização e prevenção à saúde dos homens. São realizadas ações em todo o País e que têm como objetivo abordar a importância de fazer exames de rotina e prevenir o câncer de próstata, assim como descobrir os casos em estágios iniciais para que o tratamento e a cura sejam ainda mais efetivos.

Esse tema ainda é um grande tabu para muitos homens, principalmente quando se fala no exame de toque. Mas é preciso ressaltar que manter uma rotina de cuidados, e isso inclui a ida ao Proctologista ou ao Urologista, é muito importante.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, com base no ano de 2020, foram diagnosticados 65.840 mil casos de câncer de próstata e quase 16 mil óbitos, seguido pelo câncer de Cólon e Reto com quase 21 mil casos. São números expressivos e que merecem atenção.

Mas como se cuidar e em que momento se recomenda procurar o médico? O Santa Mônica Clube de Campo apoia essa causa e elenca pontos importantes que você precisa saber para se prevenir, olhar para si mesmo, além de conscientizar cada vez mais as pessoas a sua volta.

Como prevenir o câncer?

O primeiro ponto é entender a sua genética. Se na sua família alguém já teve algum tipo de neoplasia e, principalmente, problemas na próstata, há uma predisposição já no seu organismo, mas, com alguns cuidados, isso pode ser mais benéfico do que se imagina.

  • Adotar uma vida saudável é primordial. Procure sempre manter uma alimentação equilibrada, com alimentos saudáveis e una isso a uma rotina de exercícios físicos. Corpo e mente saudáveis podem fazer a diferença tanto para evitar o desenvolvimento de qualquer doença quanto pode te preparar para enfrentar um diagnóstico.

  • Evite o uso excessivo de bebidas alcoólicas e fuja do tabagismo. O álcool e o tabaco são prejudiciais em qualquer situação.

  • Procure controlar a ingestão de gordura, assim como manter o peso corporal equilibrado. O seu sangue pode sofrer consequências irreversíveis, além de causar inúmeras doenças.

Essas algumas das atitudes que podem salvar a sua vida.

Sinais e sintomas que você deve ficar atento

Na fase inicial da doença, o câncer é silencioso. Isso pode prejudicar na hora do diagnóstico, por isso é importante conversar com o seu especialista e ver a periodicidade dos seus exames.

Quando surgem sintomas, eles podem incluir: crescimento da próstata, dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais do que o normal e sangue na urina. Em casos graves, pode provocar dor, infecção generalizada e insuficiência renal.

Quando devo ir ao médico?

Esse tipo de neoplasia atinge, em sua maioria, homens acima de 50 anos. Dados do INCA indicam que o câncer de próstata é considerado como a doença da terceira idade, já que 75% dos casos são em pessoas acima dos 65 anos. Para uma prevenção e detecção precoce ainda mais efetivas, é importante que a partir dos 40 anos os homens comecem a procurar o médico e realizar os exames necessários.

A sua saúde só depende de você! Olhe para si com carinho e leve o seu bem-estar a sério. Juntos podemos mais.

Notícias do Santa Mônica
Tags: