Amplamente apreciada pelo povo gaúcho, o chimarrão é, sem dúvida, a bebida que melhor representa a cultura gauchesca.
Além de ser considerado um dos territórios mais bonitos do país, o Sul do Brasil possui um povo alegre, amistoso e que faz questão de preservar suas tradições e os ensinamentos deixados pelos seus antepassados. Por conta desse apego especial ao legado gaúcho transmitido de geração em geração por pais e avós, que foi criado décadas atrás o CTG – Centro de Tradições Gaúchas. Essa entidade possui uma grande importância para a promoção dessa valorosa cultura, e atua fortemente no resgate e culto dos antigos costumes da região sul-brasileira. Saiba mais a seguir sobre as ações significativas do CTG e sua indispensável atuação para manter viva a história gaúcha!
O papel do CTG para a preservação da cultura gaúcha
O CTG tem a função de propagar os hábitos e crenças tradicionais gaúchas e celebrar tais costumes mediante eventos realizados regularmente por essas organizações. Como exemplo, podemos citar os festejos e concursos de dança esportivos e de comidas típicas gauchescas, cursos e seminários sobre tradições gaúchas, e muitos outros acontecimentos realizados por esses espaços que buscam preservar esses folclores. Um dos festivais mais famosos é a Semana Farroupilha, grandioso evento gaúcho que atrai centenas pessoas todos os anos.
Atualmente, estão ativos numerosos Centros de Tradições Gaúchas espalhados pelo Brasil e, também, fora dele. A maior parte dos grupos está concentrada no sul do País, que conta com mais de mil e quinhentos Centros! Conheça abaixo algumas curiosidades e origens dos símbolos mais representativos da riquíssima tradição gaúcha:
O Chimarrão
Amplamente apreciada pelo povo gaúcho, o chimarrão é, sem dúvida, a bebida que melhor representa a cultura gauchesca. O líquido é bastante tradicional, sendo um costume realizado no estado há muitas décadas passadas. O chimarrão é sempre tomado quente numa cuia e pode, ainda, ser misturado com outros ingredientes, como o leite e açúcar.
Origem do Arroz Carreteiro
Esse delicioso prato típico da culinária gaúcha feito com carne seca e arroz é assim chamado porque era a principal alimentação consumida pelos chamados carreteiros – homens gaúchos que trabalhavam de modo semelhante a vendedores ambulantes. Como percorriam o estado montados em carroças de boi que levavam toda a sorte de produtos, os carreteiros não tinham tempo para cozinhar e sempre levavam consigo a prática comida previamente preparada e hoje chamada de arroz carreteiro. .
A Bombacha
Não se sabe ao certo quando exatamente a bombacha passou a ser incorporada à vestimenta tradicional dos homens gaúchos. As versões mais citadas por alguns historiadores dizem que essa peça pode ter sido trazida por ingleses, espanhóis ou árabes que desembarcaram no sul do Brasil no século XIX.
Junte-se ao CTG do Santa Mônica Clube de Campo!
Participe você também do CTG Querência Santa Mônica, um dos melhores Centros de Tradições Gaúchas do Brasil. Há 30 anos o premiadíssimo CTG tem sede no Santa Mônica Clube de Campo, conta com 150 integrantes, promove os Domingos Campeiros, Baile Gaúchos, Semana Farroupilha, entre outros eventos que exaltam a cultura do Rio Grande do Sul.
Torne-se um associado Santa Mônica e venha fazer parte de um dos mais representativos CTG's do País, seja nas Invernadas Artísticas (danças folclóricas gaúchas) ou participando de rodeios e festivais tradicionalistas pelo Brasil afora. Clique aqui e saiba mais.