Praticar atividade física sempre é um hábito saudável, não importa a estação do ano que estamos vivenciando.
A temperatura amena do outono favorece a prática de esportes. Entretanto, basta o tempo esfriar um pouquinho mais que já sentimos dificuldade de sair na rua para movimentar o corpo. É fato que o frio não deve ser um impedimento para a prática de atividades físicas, mas a temperatura baixa exige um pouco mais de cuidados durante a realização de qualquer esporte.
Vantagens de praticar atividade física no outono
Praticar atividade física sempre é um hábito saudável, não importa a estação do ano que estamos vivenciando. Para muitas pessoas, o outono é aquele período mais gostoso para exercitar o corpo.
A grande vantagem é, sem dúvida, a temperatura amena, longe do frio em excesso e do sol forte, o que desagrada muito àquelas pessoas que realizam atividades ao ar livre.
Além disso, a paisagem ao redor fica muito mais bonita no outono. As folhas que caem das árvores formam verdadeiros tapetes naturais nos parques e a sensação, muitas vezes, é de estar em países europeus. Ou seja, a atividade fica muito mais agradável.
Cuidados para praticar esportes durante o frio
Quem não abre mão de se exercitar durante o outono precisa tomar algumas precauções importantes para a saúde do corpo e para um treino eficiente. A primeira delas é evitar se expor a temperaturas abaixo de 20 graus.
O frio extremo impede que o sangue cumpra o seu trajeto regular dentro do corpo, causando danos ao organismo. Isso acontece por causa da vasoconstrição provocada pelas temperaturas extremamente baixas.
Pessoas hipertensas e com problemas cardíacos, portanto, devem redobrar os cuidados e evitar sair de casa em momentos como esse.
O frio também deixa os músculos mais contraídos e favorece o aparecimento de lesões. Sendo assim, o alongamento antes da atividade física é fundamental para deixar o corpo mais solto e, claro, mais seguro.
Dicas para treinar de maneira segura no frio
E o que fazer, de maneira prática, para movimentar o corpo no outono sem causar prejuízos ao organismo? Veja a seguir algumas dicas valiosas.
- Proteja as regiões mais extremas do corpo como mãos, pés e pescoço, que são mais expostas ao vento.
- Use calças compridas, casacos e luvas se for preciso. Prefira peças que se moldem ao seu corpo, pois elas evitam a circulação do ar frio e o contato deste com a pele.
- Utilize roupas duplicadas como duas calças ou duas blusas e retire-as à medida que o corpo for se aquecendo. E não se esqueça de vestir apenas modelos favoráveis à prática de atividades físicas que facilitam os movimentos e a eliminação do suor.
- Beba bastante água. Em dias mais frios, acabamos por reduzir a ingestão de água, mas esse não é um hábito saudável. A água repõe os minerais perdidos durante o exercício. Logo, mantenha-se hidratado, mesmo tendo uma transpiração menor.
- Para quem quer fugir um pouco do frio, a dica é se exercitar nos períodos mais quentes do dia como o final da tarde. Essa é uma dica boa para idosos, cardíacos e hipertensos, mais sensíveis às variações do clima.
- Alongue-se corretamente. Assim, você evita uma série de lesões, preparando o corpo para os estímulos do exercício físico.
- Comece a atividade de forma lenta, para aquecer o corpo. Correr logo de uma vez, por exemplo, pode provocar graves lesões aos seus músculos.
Como você viu o outono não é um impedimento para a prática de atividade física. Pelo contrário, essa é uma estação muito agradável para manter o corpo em movimento. Basta apenas tomar alguns cuidados como os citados nesse artigo.
Ainda não sabe qual é o esporte que vai acompanhar você nesse outono? O Santa Mônica Clube de Campo oferece diversas modalidades esportivas. Além disso, conta com profissionais qualificados e especializados que orientam a prática esportiva, garantindo mais segurança para você e para a sua família. Clique aqui e saiba mais.
Continue navegando pelo nosso site e conheça todas as vantagens que o clube tem a oferecer.