Ao longo dos últimos anos, a Diretoria de Engenharia do Santa Mônica Clube de Campo, Gestão 2020-2023, sob o comando do Diretor de Engenharia Sebastião dos Santos Ribas Junior, tem trabalhado incansavelmente para garantir a manutenção e modernização das instalações do Clube, proporcionando aos associados uma experiência cada vez mais agradável, segura e confortável, quando a usufruem.
“Esta gestão tem sido um grande desafio para a Diretoria de Engenharia, face aos momentos difíceis que passamos em decorrência da pandemia. Chegamos a operar com quadro muito reduzido e com escala de revezamento para poder manter a conservação de equipamentos e a segurança das instalações. Felizmente, conseguimos superar o momento difícil e, agora, tudo se encaminha para a plenitude da normalidade”, diz o Diretor.
De acordo com ele, ainda, “são 38.000m² de área construída que requerem atenção e cuidado para que o associado possa desfrutar do esporte e do lazer. O Clube é gigante e tem um time de Engenharia empenhado para que o Associado sinta orgulho de nossas instalações”, finalizou.
A Equipe de Engenharia do Santa Mônica, que possui profissionais das áreas de alvenaria, arquitetura, carpintaria, elétrica, hidráulica, marcenaria, pintura e serventes de obras, sob o Comando do Supervisor de Obras, o colaborador Manoel Cícero de Oliveira Silva, tem se dedicado à manutenção da infraestrutura do Clube, seguindo o PDD – Plano Diretor de Desenvolvimento e as diretrizes do Planejamento Estratégico, realizando diversos reparos e melhorias. A partir disso, vários projetos e reformas já foram executados, muitos deles concluídos e alguns ainda em andamento.
As demandas dos demais setores, recebidas em forma de ‘Solicitação de Serviços’, são classificadas de acordo com a prioridade e necessidade das diversas frentes de trabalho. Isso inclui, entre outros, pedidos de suporte na infraestrutura de eventos internos e atividades de manutenção diária das quadras de esportes (Complexo de Areia e Parque Tenístico), por exemplo. Confira as principais ações da Diretoria de Engenharia durante o atual triênio:
OBRAS REALIZADAS
– Edificação de abrigo temporário de cães;
– Cerca Paisagística, no entorno do CTB para conter o dano da grama pelas capivaras;
– Ampliação da cobertura do Bebedouro Central;
– Revitalização do setor administrativo (Secretaria / Comercial) da Portaria 1, com a revitalização das guaritas e a iluminação do Portal;
– Revitalização de duas canchas de Beach Tennis com troca de areia, calçamento, bancos e mesa em concreto e iluminação;
– Demarcação das vagas especiais de estacionamento;
– Atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento (plantas e Memorial Descritivo);
– Suporte na instalação do novo sistema de irrigação e canteiros da horta “Semeando o Futuro”;
– Melhorias internas no novo espaço do Departamento de Ação Social (Salão Térreo).
– Reforma da Ilha do Chafariz no Lago Azul;
– Barreira de segurança externa, no Estande de Tiro.
AÇÕES DE DESTAQUE
– Conclusão da Ampliação da Academia;
– Adequação e ampliação do sistema de esgoto (Sanepar) em andamento;
– Revitalização do Lago dos Patos, com a construção de Trapiche e Monge;
– Construção do Complexo de Esportes de Areia (cinco canchas para prática de Futevôlei e Vôlei de Praia com sistema de drenagem, areia especial e iluminação);
– Novos lavatórios nos Bosques das Churrasqueiras, com substituição da pia, adequação do descarte de água e confecção de cobertura;
– Ampliação do Espaço da Vida Rural (construção de duas novas estufas, estacionamento, mais 48 lotes novos);
– Pavimentação dos corredores das Quadras de Tênis Cobertas;
– Revitalização do Paredão de Tênis nº 1.
Essas ações da Diretoria de Engenharia têm sido fundamentais e contribuem para que o Santa Mônica Clube de Campo se mantenha como um dos principais espaços de natureza, esportes e lazer de Curitiba e Região Metropolitana, oferecendo aos associados uma infraestrutura de qualidade e experiência única de convivência e diversão.