NOTA AOS ASSOCIADOS DO CLUBE
ASSUNTO: AUDITORIA EXTERNA
O Presidente do Clube vem, por meio desta, apresentar os seguintes esclarecimentos a respeito do tema em questão:
1. O Conselho Diretor, diante de relatos que indicavam possíveis inconsistências nas operações envolvendo a empresa terceirizada que prestava serviços, deliberou pela contratação de uma auditoria externa. O objetivo é assegurar a apuração dos fatos com transparência e evitar quaisquer prejuízos à integridade do Clube e de seus associados.
2. Em caráter preventivo e com o intuito de resguardar os interesses do Clube e de seus associados, o Conselho Diretor rescindiu todos os contratos mantidos com a empresa que prestava serviços, conforme os trâmites legais, a partir de agosto de 2024. Atualmente, a empresa que prestava serviços não tem nenhum vínculo com o Clube.
3. Para os associados que não tiveram conhecimento prévio, reforçamos que a auditoria externa foi contratada exclusivamente para esclarecer os fatos relacionados à prestação de serviços da empresa terceirizada.
4. O Conselho Diretor reafirma seu compromisso com a transparência. O próprio Conselho Diretor tomou a iniciativa de contratar uma auditoria externa independente demonstrando claramente a intenção de preservar os interesses do Clube.
5. O relatório preliminar da auditoria apontou a necessidade de esclarecimentos adicionais. O Conselho Diretor na reunião do dia 10.12.2024, aprovou a proposta de enviar para a auditoria externa a formulação de quesitos complementares e em total obediência aos princípios legais, éticos e morais.
6. O Clube por sua própria natureza e quando da sua concepção sempre teve como intenção ser social, recreativo, esportivo e principalmente se orgulha de ser uma grande família em um espaço maravilhoso e que por isso ressaltamos que a confidencialidade temporária da auditoria externa até a sua conclusão final é fundamental em total obediência aos princípios legais, éticos e morais que envolve as relações humanas.
7. A decisão de não divulgar o relatório neste momento também considera a necessidade de proteger os interesses financeiros e institucionais do Clube. Divulgações precipitadas poderiam acarretar danos irreparáveis e expor o Clube a riscos de diversas ações judiciais de natureza indenizatórias de valores altíssimos em decorrência de uma divulgação precipitada e sem conclusão final.
8. As contas do Clube são regularmente auditadas por órgãos internos, como o Conselho Fiscal e o Conselho Deliberativo, bem como por auditorias externas independentes. Além disso, as demonstrações financeiras são submetidas anualmente à aprovação da Assembleia Geral, reforçando o compromisso da gestão com a transparência.
9. Até o presente momento, a auditoria externa não identificou efetivamente que alguém tenha se beneficiado indevidamente, recebidos valores indevidamente ou cometido atos ilícitos. Caso houvesse comprovação, por óbvio medidas administrativas cabíveis teriam sido adotadas imediatamente já que a iniciativa de contratar a auditoria externa foi do Conselho Diretor.
10. Esta Gestão tem trabalhado incansavelmente para solucionar os problemas administrativos identificados, estudando seriamente a adoção de medidas estruturais como a contratação de uma empresa especializada em Compliance, com o objetivo de fortalecer os processos internos e garantir maior segurança e eficiência. Essas medidas administrativas, de processos e estruturais tem um custo altíssimo razão pela qual ainda não foram implantadas totalmente e não poderia serem realizadas de forma intempestiva ou irresponsáveis.
11. Por fim, reiteramos que todos os associados têm direito de acesso às informações financeiras e administrativas do Clube, conforme prevê o Estatuto. Para tanto, basta dirigir-se ao setor responsável para vistas (Estatuto Art. 15, XVI).
Com estas ações, o Conselho Diretor reafirma seu compromisso com a ética, a transparência e o respeito aos associados, visando preservar os valores e a integridade do nosso Clube.
Atenciosamente,
Paulo Manoel Barbosa
Presidente do Conselho Diretor