fbpx

Diretoria de Meio Ambiente

Em um esforço contínuo para promover a preservação ambiental e o bem-estar dos associados, a Diretoria de Meio Ambiente do Santa Mônica Clube de Campo, liderada pelo Diretor Rodolfo Maia Fonseca, tem desempenhado um papel fundamental na manutenção e modernização das instalações do Clube.

Ao longo dos últimos anos, a Equipe de Meio Ambiente, sob a Gerência do Engenheiro Agrônomo Perci Jorge tem se empenhado em garantir que as áreas do Clube sejam mantidas com excelência, ao mesmo tempo em que buscam atualizá-las para oferecer aos associados uma experiência cada vez mais agradável e completa.

Por meio de um Planejamento Estratégico e cuidadosa execução, a Diretoria de Meio Ambiente realizou e ainda realiza inúmeras obras em todo o Clube. Essas iniciativas demonstram o compromisso em promover a qualidade das áreas de lazer e esporte, ao mesmo tempo em que se preocupam com a conservação da fauna e da flora Moniquense. Com essas obras concluídas e outras que estão em andamento, os associados poderão desfrutar de uma infraestrutura renovada e adequada, incentivando ainda mais a utilização dos espaços e atividades oferecidas e reforçando a reputação do Santa Mônica Clube de Campo como um local de referência de harmonia com a natureza.

Aula didática para o Grupo Escoteiro Santa Mônica.

PROJETO REFLORESTA SANTA

O Projeto Refloresta Santa foi iniciado em 2021 e já foram plantadas pelos associados 2.100 mudas de árvores nativas nas três primeiras fases, seguindo o Plano Diretor de Desenvolvimento do Clube. O objetivo é promover a conscientização sobre a importância das espécies arbóreas para o ecossistema.

Plantio da 3ª fase do Projeto Refloresta, em parceria com o Grupo Escoteiro Santa Mônica.

 

Por meio dessa iniciativa, é mantido o equilíbrio da fauna e da flora, mitigando os impactos negativos causados por espécies como o eucalipto, pinus e uva-do-japão, que afetam o crescimento de outras árvores, além de impactar negativamente os recursos hídricos do Clube.

Área do Projeto Refloresta já recuperada.

PROJETO ARBORETO

Como parte do projeto Refloresta Santa e em celebração aos 60 anos do Santa Mônica, foi criado o Projeto Arboreto, próximo ao Campo de Golfe, no qual foram plantadas por associados “padrinhos” 60 mudas de árvores nativas em risco de extinção.

REVITALIZAÇÃO DO LAGO DOS PATOS

Lago dos Patos durante as obras de revitalização.

O Lago dos Patos do Santa Mônica Clube de Campo passou por obras de revitalização recomendadas pelo Instituto Água e Terra. O Lago foi esvaziado, as palmeiras foram removidas e a barragem recebeu uma estrutura de proteção com pedras, o enrocamento. Em seguida, foram realizadas obras de calagem do solo e adubação para melhorar a qualidade da água.

Um trapiche em formato de “T” foi construído no local, facilitando o acesso para pesca. Foram repovoadas várias espécies de peixes, incluindo Carpa-cabeçuda, Carpa-capim, Lambari e Tilápia. Após a adaptação dos peixes, o Lago foi reaberto para uso dos associados em fevereiro de 2023, concluindo, desta forma, a 1ª fase da revitalização. A pesca esportiva é uma opção popular para os Moniquenses, que elogiaram as melhorias feitas.

As obras do Lago dos Patos contemplaram a construção de um trapiche.

PROJETO SEMEANDO O FUTURO NA VIDA RURAL

O Projeto Semeando o Futuro, desenvolvido pelas Diretorias de Meio Ambiente e de Esportes, tem como objetivo incentivar e ensinar crianças de 3 a 12 anos a cultivar diversos tipos de hortaliças, desde o plantio até a colheita.

MELHORIAS NA VIDA RURAL

O Espaço Horticultor recebeu diversas benfeitorias a instalação do novo sistema de irrigação automatizado, duas novas estufas, caixa de compostagem e estacionamento. Além disso, foram criados e entregues aos associados 40 novos lotes, com 80 canteiros, acelerando a distribuição de novas hortas na Vida Rural.

REVITALIZAÇÃO DA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO

Pensando no bem-estar de todos, as Diretorias Administrativa, de Engenharia, de Meio Ambiente e de Planejamento do Santa Mônica realizaram a revitalização de uma área próxima ao Salão Tia Mônica, criando a “Pracinha da Administração” do Clube. Com paisagismo e pequenos detalhes, o local se transformou em um espaço agradável para que os colaboradores possam desfrutar de pequenas pausas ao ar livre, conversar e descansar com mais conforto.

ABRIGO DE CÃES

Com o intuito de lidar com a presença de cães abandonados no Clube, em cumprimento à Lei nº 9605/98 (crimes ambientais) de maus-tratos a animais, atualizada para Lei nº 14064/20, o Santa Mônica construiu um espaço temporário próximo à Vida Rural para abrigá-los, enquanto recebem cuidados veterinários. A Diretoria de Meio Ambiente estabeleceu uma parceria com um veterinário, que presta os primeiros cuidados e auxiliou todo o processo até que os animais encontrassem um novo lar.

CONSTRUÇÃO DO COMPLEXO DE AREIA

Na Área de Lazer, foi construído o Complexo Esportivo de Areia, com participação da Diretoria de Meio Ambiente. O complexo conta com cinco canchas especialmente projetadas para a prática de Beach Tennis, Air Badminton, Futevôlei, Vôlei de Praia, entre outras modalidades. O Complexo foi equipado com sistema de drenagem eficiente, areia especial e iluminação adequada. Essa colaboração entre as Diretorias resultou em um espaço moderno e sustentável, proporcionando um local adequado para a prática das modalidades.

Complexo de Areia da Área de Lazer, construído em parceria com a Diretoria de Meio Ambiente.

PROTEÇÃO NO ENTORNO DO CTB E CAPELA

A área ao redor do Salão CTB e da Capela recebeu uma proteção especial para a realização de eventos. Uma cerca foi instalada ao redor do gramado, garantindo a segurança e proteção das capivaras que habitavam a região. Essa medida visava preservar a integridade dos animais e promover uma convivência harmoniosa entre o público e a fauna local durante os eventos.

PET CLUBE MONICÃO

O Pet Clube Monicão, um dos grandes desejos dos Moniquenses, será inaugurado ainda este ano. A estrutura está localizada próxima à Trilha do Golfe, na Portaria 1, e se encontra em fase de construção, um investimento custeado pelo comodatário que prestará o serviço no local. O Pet Clube Monicão oferecerá serviços exclusivos para cães, incluindo pet shop, veterinária e creche. Com essa nova opção, os associados poderão trazer seus cãezinhos e deixá-los em um ambiente seguro e divertido.

OUTRAS AÇÕES E BENFEITORIAS

Além do desenvolvimento dessas ações e projetos, a Diretoria de Meio Ambiente se empenhou em uma série de obras de revitalização e manutenção, abrangendo diversas áreas do Santa Mônica como: Parque Aquático, Churrasqueiras, Golfe, Futebol, Portaria e Tênis, que foram contemplados com melhorias significativas.

Outras grandes benfeitorias da manutenção foram a aquisição de um caminhão para cargas leves que agilizou a coleta de lixo orgânico e recicláveis, otimizando o processo e reduzindo o seu tempo de execução, e de um novo trator, que desempenha funções essenciais na manutenção em geral do Clube.

A Diretoria de Meio Ambiente também foi essencial no projeto de adequação do Sistema de Saneamento. A execução das obras exigiu a supressão de árvores, havendo a necessidade do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) da Sanepar, uma licença ambiental que viabilizou o projeto. Todo o processo foi conduzido com êxito pela Diretoria, evidenciando o compromisso do Clube com a sustentabilidade e a preservação ambiental.

PROJETOS EM FASE DE EXECUÇÃO

  • Reativação do Espaço para Camping
  • Novo espaço na Área de Lazer
Iniciar o Chat
Olá como podemos ajudar
Olá como podemos ajudar