fbpx

Musculação na terceira idade: conheça as vantagens

Não são poucos os benefícios da prática da Musculação.

Praticar exercícios físicos e manter o corpo em atividade é fundamental em qualquer época da vida, mas acaba ganhando ainda mais importância quando chegamos à terceira idade. Conforme envelhecemos, o corpo perde força e já não opera com a mesma intensidade de outros tempos. Se exercitar desde cedo é uma ótima maneira de diminuir os impactos da velhice e colaborar para termos uma vida mais saudável.

Quer saber por que é importante praticar Musculação na terceira idade? Nesse texto você vai encontrar essa resposta e conhecerá as vantagens. Confira!

Idosos devem praticar Musculação?

A resposta é SIM! No Brasil, temos uma população que já se acostumou a ser sedentária desde a juventude. Isso acaba por provocar uma série de consequências negativas para o desenvolvimento do corpo e dos músculos, principalmente quando chegamos à velhice. Apenas por isso, praticar Musculação na terceira idade já seria algo importante, pois ajuda a abandonar os costumes sedentários. Mas existem outras vantagens que ainda falaremos nesse texto.

O fato é que já foi comprovado por estudos que a prática de atividade física na terceira idade é muito importante, mas demanda cuidados redobrados. Afinal de contas, como o corpo não é mais o mesmo, não dá para exigir que um idoso tenha a mesma carga de exercícios de alguém em plena forma física. Um treino bem construído pode ajudar quem está na terceira idade a viver melhor e viver mais!

Vantagens da Musculação para a terceira idade

Do alívio das dores ao fortalecimento muscular. Da atividade corporal à prevenção de doenças. Não são poucos os benefícios da prática da Musculação. A seguir, confira algumas vantagens da Musculação para a terceira idade.

Equilíbrio: conforme envelhecemos, o corpo tende a perder equilíbrio e também a capacidade de ter flexibilidade. Por causa disso, muitos idosos costumam ter quedas constantes e isso pode gerar machucados e lesões. A prática da Musculação ajuda a restaurar o equilíbrio e aumentar a flexibilidade.

Bom para os ossos: é algo normal do envelhecimento perder massa óssea. Muitos idosos desenvolvem problemas de saúde em consequência disso. A Musculação na terceira idade ajuda a reduzir o risco de fraturas e aumenta a densidade dos ossos.

Melhora a postura: praticar Musculação ajuda a fortalecer os músculos e a desenvolver a consciência corporal, o que por consequência corrige a postura ao sentar-se, ao ficar em pé e previne problemas na coluna, por exemplo.

Saúde mental: a Musculação pode servir como uma forma de sociabilizar, combater o estresse e contribuir para a saúde mental dos idosos. Na terceira idade, não há mais a mesma disposição para fazer atividades físicas e, por isso, muitos idosos se sentem mais tristes por não conseguirem ser ativos socialmente. Ao praticar Musculação e ter aumento de força, a atividade também ajudará no aumento da autoconfiança e autoestima.

Um sono melhor: idosos costumam ter problemas para dormir. Alguns dormem muito, outros não conseguem dormir direito. O treino ajuda a cansar o corpo da forma correta, contribuindo para um sono relaxante e restaurador.

Qualidade de vida: manter o corpo ativo, se movimentar, ter a sensação de prazer provocada pela Musculação e notar os resultados oriundos do seu empenho nas atividades físicas. Todos esses elementos ajudam os idosos a ter uma vida mais saudável, colaborando diretamente para uma melhor qualidade de vida.

Lembre-se que é preciso tomar todos os cuidados antes de iniciar a prática da Musculação na terceira idade. Consulte o seu médico e tenha sempre orientação de profissionais da área. O Santa Mônica Clube de Campo dispõe de aulas de Musculação com profissionais qualificados para orientar pessoas de todas as idades. Agende sua avaliação física. Clique aqui para saber mais!