Alongar os músculos relaxa o corpo e também a mente, ajudando a diminuir o estresse.
O aquecimento e o alongamento trazem inúmeros benefícios, tanto feitos de forma isolada, quanto realizados antes e depois de práticas esportivas (é o caso do alongamento).
Isso mesmo, se você achava que só quem ia se exercitar precisava se aquecer e se alongar, vai se surpreender com os benefícios dessas práticas feitas mesmo isoladamente. Confira!
Benefícios do alongamento
- Prevenção de lesões
É claro que sua fama de prevenir lesões faz do aquecimento e alongamento prática obrigatória antes de qualquer atividade física. Isso porque eles melhoram a performance do esportista, aumenta a flexibilidade e alivia a dor de certas doenças, além de deixar os músculos tonificados e preparados para qualquer exercício físico.
- Aumenta a flexibilidade
Quando os músculos estão flexíveis, o desempenho nos exercícios físicos e também nas atividades corriqueiras é visivelmente favorecido. Com isso, os movimentos ficam mais amplos e se tem um melhor equilíbrio.
O alongamento ajuda a manter e recuperar a flexibilidade que, geralmente, diminui com a idade.
- Melhora da postura
Durante o alongamento a postura do corpo é melhorada. Com isso, previne-se o surgimento que o desconforto da má postura traz.
- Ajuda a relaxar
Pode não parecer, mas alongar os músculos relaxa o corpo e também a mente, ajudando a diminuir o estresse. Isso acontece porque o alongamento alivia a tensão dos músculos, que podem ser responsáveis pelas dores na cabeça, nas costas e no pescoço.
- Ativa a circulação do sangue
Os exercícios de alongamento são capazes de aumentar o fluxo sanguíneo que chega aos músculos. A melhora da circulação do sangue é fundamental para a recuperação do corpo após as lesões musculares.
- Alivia dores em doenças
O alongamento ainda ajuda a recuperar e aliviar as dores em várias doenças como: tendinite, artrite, inflamação do nervo ciático, fibromialgia, entre outras. Mas nestes casos, é fundamental que sejam realizados com moderação e muito cuidado e com o conhecimento – e recomendação – do seu médico para evitar que as dores piorem.
Benefícios do aquecimento
Aquecer o corpo antes de praticar atividades físicas é fundamental para garantir uma melhor performance e, principalmente, para evitar lesões.
- Prepara o corpo para o esforço e melhora o desempenho
“Aquecer” significa aumentar a temperatura, favorecendo a condução dos impulsos nervosos para os músculos, diminuindo a sua viscosidade. Com isso, ocorre menos atrito entre as fibras musculares, melhorando, assim, o desempenho durante a prática esportiva.
- Reduz o risco de lesões
O aquecimento reduz o risco de lesões, pois promove a liberação do líquido sinovial, relacionado à lubrificação das articulações. Dessa forma, o atrito entre as cartilagens e os ossos é reduzido, fazendo com que o risco de desenvolver lesões seja menor.
- Melhora a concentração nos exercícios
O aquecimento nada mais é do que fazer o exercício físico com intensidade menos. Dessa forma, ele prepara a mente do indivíduo, melhorando a concentração para que ele consiga fazer um esforço maior, garantindo melhor performance, sendo fundamental para atletas de competição.
O Santa Mônica é um tradicional Clube de Campo da Região Metropolitana de Curitiba com um invejável espaço de 72 alqueires que oferecem aos seus associados diversas atividades esportivas, de lazer, e culturais. Quem frequenta o Clube pode praticar Golfe, Tiro Esportivo, Tênis, Beach Tennis, Corrida, Treinamento Funcional, Musculação, Hidroginástica, Natação, Judô, Karatê, Futebol, Futsal, Voleibol, Ginástica Rítmica, Peteca, Skate, Badminton, Squash, entre outros. Clique aqui e saiba mais.