fbpx

Judô

O JUDÔ

O judô (“caminho suave”, em língua japonesa) é um esporte praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.

Esta modalidade foi declarada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), como o esportes mais aconselhado na fase que compreende desde a infância até os quatorze anos de idade, pois, segundo a mesma, ele permite mediante o jogo e a diversão, conjugar fatores essenciais para o desenvolvimento do indivíduo, como por exemplo, a coordenação de movimentos, a psicomotricidade, o equilíbrio, a expressão corporal e a situacão espacial (percepção cinestésica).

Além disso, devido a sua capacidade didático-pedagógica, o Judô, que é um esporte olímpico dos mais difundidos através de projetos sociais, favorece também à sua prática por deficientes visuais, autistas e portadores de Síndrome de Down.

Hoje o Judô é um esporte olímpico que possui o maior número de praticantes no mundo. No Brasil, o Judô é o segundo esporte mais praticado.

O Judô se apóia em três princípios básicos:

•Ju– Suavidade (no sentido de flexibilidade)
•Seiryoku-Zen-Yo – Máxima Eficiência e Mínimo Esforço
•Jita-Kyoei – Bem-estar e benefícios mútuos
Principais benefícios da prática:

– Desenvolve as habilidades motoras;

– Aprimora o autocontrole;

– Melhora a autoconfiança;

– Valoriza o respeito e a disciplina;

– Ensina a importância da hierarquia.

“O judoca é o que possui: humildade para aprender aquilo que lhe ensinam, paciência para ensinar o que aprendeu aos seus semelhantes e fé para acreditar naquilo que não compreende. Saber cada dia um pouco mais e usá-lo todos os dias para o bem”.

 

Informações e inscrições na Secretaria:

Telefones: (41) 3675 4202 / 3675 4203 / 3675 4293

Diretor de Esportes: Mauro Celso Monteiro

Supervisor de Esportes: Edson Girata

Revista Santa Mônica