Peteca
História da Peteca
É um esporte praticado em várias regiões do Brasil. É em Minas Gerais que o esporte tem a maior quantidade de adeptos. É um esporte que surgiu e se modificou, através das brincadeiras indígenas, onde utilizavam palha, madeira e penas para a confecção da peteca. O jodo pode ser praticado por dois ou mais participantes. A regra geral é não deixar a peteca cair no chão, após seu lançamento.
Como Recreação
Registros no passado mostraram que a peteca, como recreaçao, era praticada pelos nativos brasileiros, mesmo antes da chegada dos portogueses. Consequentemente, nossos antepassados, através de sucessivas gerações, também a praticaram, fazendo chegar essa recreação indígena a todo o território brasileiro.
O aprimoramento dessa recreação deu-se em 1920, e é atribuída aos nadadores olímpicos da delegação brasileira que participavam da V Olimpíada, na chamada “peteca esticada ou rebatida”, utilizada, principalmente, como aquecimento dos referidos nadadores.
Como Competição
Da rua, da grama ou da areia para as quadras, transformando essa recreação em competição, só aconteceu em Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte, na década de 40, porém muito timidamente. Felizmente, na década de 70, milhares de homens e mulheres, velhos e moços, passaram a praticá-1a, diuturnamente, seguindo as suas regras devidamente regulamentadas.
A Peteca como Esporte
Finalmente, em 27 de agosto de 1985, o Conselho Nacional de Desporto (CDN) reconheceu o jogo de peteca como esporte, por solicitação da FEMPE – Federação Mineira de Peteca.
Local onde se pratica
Ginásio “C”
Comissão da Peteca
Edna dos Anjos
Wilson Uhren
Diretor de Esportes: Mauro Celso Monteiro
Supervisor de Esportes: Edson Girata