Prefira as atividades de baixo impacto, que mantêm seu corpo em forma sem exigir muito dos joelhos.
As articulações do joelho são as protagonistas nas práticas esportivas e, é por isso que elas lideram as queixas de lesões. Dessa forma, é muito importante saber como evitá-las.
Confira algumas dicas para a prevenção das lesões no joelho e os tipos que acometem essa região:
Mantenha o peso sob controle
Sabia que a cada meio quilo a mais no peso, teremos quase dois quilos e meio de pressão nos joelhos ao subir ou descer escadas? Sim. Impressionante, não é mesmo? Assim, manter o peso ideal é um passo muito importante para prevenir a lesão no joelho.
Aquecimento antes dos exercícios
O aquecimento prepara o corpo para as atividades físicas e esportes, reduzindo, significativamente, a probabilidade de você sofrer lesões no joelho e em qualquer outra parte do corpo. Ou seja, essa é outra excelente maneira de prevenir a lesão no joelho.
Repouso após as atividades físicas
Sabia que é importante resfriar o corpo após os exercícios? Para isso, reduza gradualmente a intensidade dos exercícios aeróbicos que estiver fazendo. Desacelere até que a respiração e a frequência cardíaca normalizem. Seu corpo se recupera e diminui o risco de sofrer rompimentos ou lesão no joelho.
Alongamento melhora a flexibilidade
Os alongamentos pré-exercícios devem ser feitos após o aquecimento e podem ser realizados em pé. Já os alongamentos sentados são feitos após o término dos exercícios.
Ao ter uma boa flexibilidade nos músculos, na panturrilha e no quadril você evita a lesão no joelho. Isso porque essa flexibilidade contribui para uma movimentação com maior fluidez e também para melhorar a postura.
Fortalecimento dos músculos ao redor do joelho
Para fortalecer a região muscular em volta do joelho, foque no quadril e nos músculos da parte posterior da coxa – responsáveis pelo ato de dobrar os joelho e estender o quadril. Faça os exercícios de uma e três séries de 8 a 10 repetições em grupo muscular.
Faça exercícios aeróbicos para proteger o joelho
Os exercícios aeróbicos controlam o peso e aumentam o ganho de massa muscular. Prefira as atividades de baixo impacto, que mantêm seu corpo em forma sem exigir muito dos joelhos.
Bons exemplos de exercícios são:
- Caminhadas em terreno plano;
- Aeróbicos aquáticos;
- Exercícios elípticos;
- Natação;
- Ciclismo.
Evite exercícios de alto impacto
As atividades físicas de alto impacto exigem muito dos seus joelhos. Por isso, fuja de corridas em terrenos duros, como o asfalto, pois exigem muito dos joelhos, sobretudo ao usarmos tênis inadequados. O mesmo vale para os exercícios que exigem muita força. As flexões e os agachamentos, por exemplo, exigem muito dos joelhos.
Use o tênis correto
Os tênis com bom amortecedor ao toque do calcanhar diminuem a pressão da articulação dos joelhos, pois promovem o alinhamento adequado e a melhoria do equilíbrio. Por isso, escolha o tênis adequado ao esporte praticado.
Outras dicas preciosas
Ao fortalecer os músculos, a postura e executar corretamente os movimentos seus joelhos certamente estarão protegidos. A medida mais importante é nunca forçar a barra, ou seja, não aja como um atleta olímpico.
Já quem faz esportes de contato com outros jogadores, deve tentar escapar de encontrões perigosos. Além disso, lembre-se: movimentos de rotação dos joelhos e mudanças bruscas de direção costumam causar o rompimento de ligamentos. E não esqueça de sempre pedir a orientação de um treinador, traumatologista ou ortopedista especialista em joelhos antes de iniciar as atividades físicas. Todo cuidado é pouco!
Lesões mais comuns no joelho
1 – Rompimento do ligamento cruzado anterior;
2 – Rompimento do ligamento cruzado posterior;
3 – Luxação patelar;
4 – Condromalácia patelar;
5 – Artrose;
6 – Tendinite Patelar;
7 – Síndrome do Corredor;
8 – Lesão no menisco.
Agora que você já sabe como prevenir a lesão no joelho, lembre-se de que é fundamental ter o acompanhamento de um profissional para treinar corretamente. O Santa Mônica Clube de Campo dispõe de várias modalidades esportivas, sempre com acompanhamento profissional. Venha conhecer! Clique aqui e saiba mais.